Património de Matosinhos

Filmes de arquivo da Cinemateca Portuguesa que registam imagens de Matosinhos, Leça e outras zonas do concelho em 1927.

Matosinhos em 1927

Primeiros surfistas em Leça, 1927 (destaque)

About these ads

Sobre Arminda Gonçalves

Professora de Português da Escola Secundária Augusto Gomes em Matosinhos.
Esta entrada foi publicada em Filmes a Ver, Património, Z_Portefólio 10ºB/10ºC 2012-13. ligação permanente.

31 respostas a Património de Matosinhos

  1. Mariana Justo diz:

    Na minha opinião, estes vídeos são bastante interessantes, pois com eles podemos ver como os tempos mudaram e ainda ficamos com algumas imagens de como era Matosinhos antigamente.

  2. Ana Duarte diz:

    Acho que, com estes vídeos, percebemos melhor como era Matosinhos e ficamos a saber mais sobre o nosso concelho. Achei-os muito interessantes.

  3. Patrícia Botelho diz:

    Achei o vídeo sobre os primeiros surfistas em Leça bastante interessante, pois foi possível verificar que certas características da praia de Leça ainda são visíveis nos dias de hoje, como por exemplo o paredão. Para além disso, foi fantástico reparar na evolução do surf desde 1927 até agora, ver as pranchas e a forma como os homens se vestiam na praia.

  4. Catarina Cunha diz:

    Não posso deixar de concordar com os comentários das minhas colegas, uma vez que todas têm razão em dizer que são vídeos interessantes e graças a eles podemos ver como era o concelho de Matosinhos antigamente, o que me deixou pasmada por haver tantas diferenças. Em relação aos surfistas é muito bom saber que o surf é agora muito valorizado e tudo começou com a população de Leça da Palmeira.

  5. Inês Ferreira diz:

    Na minha opinião, os vídeos publicados são muito interessantes, pois evidenciam algumas diferenças entre os anos de 1920 e o presente. Há que constatar que houve uma evolução em vários sentidos, sendo os principais a construção de edifícios, o que levou à modificação da paisagem, e o dia-a-dia das pessoas que se baseava principalmente na agricultura e na pesca.
    No que diz respeito à prática de ‘surf’ nas praias de Leça da Palmeira, também são notórias algumas mudanças relativamente ao equipamento e às técnicas utilizadas pelos surfistas.

  6. Tânia Moreira diz:

    Nestes vídeos podemos visualizar alguns aspetos do concelho de Matosinhos em 1927 semelhantes aos da atualidade. Ambos os vídeos foram interessante, porque mostraram detalhes que desconhecia, como por exemplo o modo de vestir e também como é preparado o peixe nas fábricas de conserva.

  7. Rita Oliveira diz:

    Como já foi comentado por várias pessoas, penso que os vídeos estão bastante interessantes e cativantes. Conseguem mostrar-nos a grande diferença entre os dias de hoje e o nosso “antigamente”.
    Falando especificamente no vídeo dos primeiros surfista, conseguimos ver perfeitamente a diferença. Antigamente o que os nossos avós e bisavós chamava de surf, hoje em dia nós chamamos de bodyboard. Também vemos a diferença nos equipamentos, agora usa-se fatos térmicos e pranchas com pregas no pé, antigamente penso que se usava uma placa de madeira trabalhada e uns calções de praia. Como pessoa que “percebe” do mar e de alguns desportos também do mar, não pude deixar de reparar que obviamente havia surfistas que “apanhavam” todas as ondas, mas havia outros que esperavam pelo “set”, ou seja, esperavam pela onda maior, mais perfeita e com mais força. Essa técnica ainda hoje é usada.

  8. Joana Craveiro diz:

    Para mim estes vídeos são bastante interessantes, pois podemos visualizar as diferenças entre o passado e o presente, onde as paisagens em alguns locais eram diferentes, o modo de vestir e as técnicas de praticar surf também.

  9. João Paulo Nóvoa diz:

    A minha opinião em relação a estes vídeos é muito positiva! Achei os vídeos muitíssimo interessantes.
    Em relação ao primeiro vídeo, penso que nos faz refletir um pouco acerca da evolução de Matosinhos, ao longo do tempo. Nessa evolução, é de salientar a alteração da paisagem do concelho. Neste vídeo, é também demonstrada a importância da atividade piscatória em Matosinhos.
    Acerca do segundo vídeo, posso admitir que fiquei espantado! Não calculava que o surf já existisse assim há tanto tempo, mais concretamente, em Portugal! Este vídeo reforça a preferência, por parte dos surfistas, nas praias do concelho, para a prática deste desporto. Acho que este último vídeo tem também como finalidade mostrar a evolução deste desporto: quer a nível de alterações, quer a nível de técnicas ainda hoje utilizadas.
    Para concluir, reforço a minha opinião em relação a estes dois vídeos e afirmo ainda que devemos informar-nos acerca destes assuntos, para enriquecermos, não só o nosso conhecimento, mas também um pouco da história do nosso passado.

  10. Carina Borges diz:

    Eu acho que estes vídeos são muito interessantes, porque mostram como Matosinhos era naquela época e as grandes mudanças que houve ao longo dos tempos.

  11. Nuno Oliveira diz:

    Na minha opinião os vídeos são interessantes, pois mostram a cidade de Matosinhos e a praia de Leça da Palmeira no passado, podendo ver-se as diferenças e a evolução dos diversos sítios.

  12. Joana Sofia diz:

    Os vídeos são realmente magníficos, porque mostram a diferença que existia da altura para agora. Fez-me também despertar algum interesse pelo surf se ter iniciado em Leça da Palmeira e por hoje ser um desporto bastante valorizado. A forma como as pessoas se vestiam também é bastante diferente da actualidade o que nos faz reflectir ainda mais nos tempos dos nosso avós/ bisavós.

  13. Catarina Almeida diz:

    Como já foi dito estes vídeos são interessantes pois é neles que podemos ver como era Matosinhos antigamente e encontramos algumas diferenças. Uma delas é o vestuário e na zona onde agora se encontra a refinaria de combustíveis eram apenas campos agrícolas.
    É sempre bom ver a evolução do nosso património.

  14. ines proença diz:

    Depois de visualizar os vídeos, posso dizer que, na minha opinião, foram muito interessantes, pois podem mostrar-nos como era Matosinhos há alguns anos atrás e também como as pessoas se comportavam, podendo estabelecer uma diferença entre os dias de hoje e os que são representado no vídeo.

  15. Hugo Ferreira diz:

    Vou começar por falar no vídeo dos primeiros surfistas em Leça, em que se denota uma clara mudança dos dias de hoje para o antigamente, isto é , as técnicas usadas, os equipamentos usados, a preparação feita , etc… Nos dias de hoje, apelidaríamos este acto como um simples ” bodyboard ” ( variante do surf e com aspectos semelhantes ) irresponsável, pois sem o uso de equipamento, técnicas básicas mas descuidadas, algo que seria visto como arriscado nos dias de hoje. Reparei também na diferença da ondulação da água, hoje em dia a água é muita mais ondulada, provoca mais ondas, sendo mais arriscado navegar nelas.
    Quanto ao segundo vídeo, eu assisti a este documentário com a presença de 3 gerações distintas: a minha geração ( 15 anos ) o meu pai e a minha mãe ( 48 ) e a minha avó ( 87 ).
    Ao rever aquelas imagens a minha avó recordava tudo, e explicava até o porquê de esta mudança para os dias de hoje. Os meus pais, que estiveram presentes na transformação de tudo, embora reconhecessem certos aspectos e certos sítios, havia muitos que nem imaginavam ter existido. Já eu, nascidos 60 anos após a realização deste documentário, não reconheço nada, tudo mudou tudo está diferente, até o simples paredão de Leça …
    Gostei de ver estes vídeos, que a meu ver deviam ter mais destaque na nossa sociedade, e que apesar de nem se pensar, faz muito bem aos idosos, até para recordar coisas antigas que se passaram com eles.

  16. Hugo Areias diz:

    A meu ver estes vídeos são bastante educativos e interessantes, pois dão-nos a conhecer os costumes antigos de Matosinhos.Além disso também nos são mostrados os primeiros surfistas de Leça da Palmeira e é interessante comparar os trajes e técnicas utilizadas naquela altura com os de atualmente e concluir que algumas técnicas ainda se usam hoje.

  17. Diogo Andrade diz:

    Os vídeos estão bastante interessantes, e cativam o nosso interesse desde o início até ao final. Podemos constatar várias diferenças entre o passado e o presente do nosso concelho. Acho que com eles podemos perceber que vivemos num local com uma história grandiosa.

  18. Ana Rita diz:

    A mudança que ocorre nos últimos 85 anos é de facto imensa. Uma das grandes mudanças é o vestuário. Talvez uma das coisas que mais me impressionou foi a forma como iam à praia vestidos. A construção de novos edifícios também mudou muito a paisagem do concelho de Matosinhos, tornando alguns locais quase irreconhecíveis. Achei que os vídeos me ajudaram a saber um pouco mais sobre o concelho onde vivo e as alterações que houve nas últimas décadas.

  19. Inês Silva diz:

    Como já foi referido por vários colegas, penso que estes vídeos são cativantes e interessantes no sentido em que nos fazem refletir sobre o nosso passado histórico que por vezes não valorizamos da melhor maneira. Nos dois vídeos são evidenciadas as várias diferenças entre os anos de 1920 e o presente,a nível do quotidiano,vestuário,paisagem entre outros.No que diz respeito ao sur, fiquei um pouco surpresa mas contente, pois pude reparar que já no passado, nas praias de Leça da Palmeira , se praticava surf. Apesar das várias diferenças é bom saber que esta atividade já era bastante valorizada em Matosinhos.

  20. Rita Mota diz:

    Achei ambos os vídeos interessantes, pois demonstram como as coisas eram antigamente, incluindo o surf, que hoje em dia é um dos desportos mais praticado, e é óptimo vermos a sua evolução. Com estes vídeos podemos concluir que muitas coisas mudaram, e podemos ficar a conhecer como tudo era antigamente.

  21. Ana Pontes diz:

    Na minha opinião, os vídeos aqui postados são bastante interessantes, visto que podemos observar o contraste entre o presente e o passado.

  22. Os vídeos estão bastante interessantes. Eu imaginava muitas vezes como seria Matosinhos nos seus tempos antigos, mas nunca pensei que fosse assim. Os vídeos estão muito bons e fiquei a saber muito mais sobre a cidade de Matosinhos.

  23. Diana Lamas diz:

    Estes vídeos relacionados com o património de Matosinhos são realmente muito interessantes.
    No primeiro vídeo, podemos ver a evolução do surf, que antes era praticado de maneira diferente e não eram utilizados fatos térmicos para praticar este desporto. Podemos ver também as mudanças da praia de Leça da Palmeira, que não são muitas, pois ainda é possível observar o paredão na praia. No segundo vídeo, podemos verificar como era a nossa cidade há algumas décadas atrás e o dia-a-dia das pessoas.
    Assim, através destes documentos apercebemo-nos da evolução do concelho de Matosinhos, que ao longo dos anos sofrerá mais alterações.

  24. Raquel Silva diz:

    Eu achei estes vídeos muito interessantes, visto que posso ver como o concelho de Matosinhos era no século XX, as diferenças que existem desde 1927 até agora e também posso ver que houve uma evolução muito grande desde o século XX em muitos aspetos.

  25. Tiago Gonçalves diz:

    Na minha opinião, estes vídeos são bastante interessantes e enriquecedores para o nosso conhecimento acerca do património de Matosinhos. Vi-os com bastante atenção, pois conseguem cativar uma pessoa, com eles ficamos a conhecer um pouco mais de coisas novas, curiosidades e as histórias de cada património.Ficamos a perceber também algumas das mudanças entre o passado e o presente, como por exemplo o equipamento e as técnicas utilizadas pelos surfistas. Também gostei de ficar a conhecer como é preparado o peixe nas fábricas de conserva.

  26. Ana Margarida diz:

    Não consegui visualizar o primeiro vídeo, mas aqui fica o meu comentário quanto ao segundo.
    Considero o vídeo interessante, pois permite ver que, desde 1927, o surf (neste caso bellyboard) faz parte do quotidiano da Praia de Leça e da vida de alguns habitantes de Leça e arredores. Foi também interessante observar como se “bellybordava” na altura e as roupas de praia usadas pelos homens e mulheres da altura.

  27. JoanaSilva diz:

    Estes vídeos são importantes, porque nos mostram a evolução da terra e dos seus costumes .

  28. Gonçalo Brás diz:

    Depois de visualizar os dois vídeos, tirei as conclusões que esperava. Por já ter visto vários documentários sobre Leça e Matosinhos, já tinha visto as imagens do Surf. Imagens que achei interessantíssimas, como se notava a alegria naqueles rapazes que iam para o mar com uma prancha, sem saberem sequer que passadas umas décadas o Surf seria um dos desportos mais praticados em Portugal, com representantes pelo mundo fora, que trazem alegria a todo o pais. Consegui então, concluir também, que, como já pensava, Leça e Matosinhos têm muita história juntos, historia capaz de encher várias paginas de um bom livro.

  29. André Lopes diz:

    Gostei.

  30. Miguel Bernardo diz:

    Penso que estes vídeos são muito importantes para nós, pois é bom ver como Matosinhos era antigamente e compará-la com o presente.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s